EM ALERTA

UTIs para casos de covid-19 chegam a registrar 83% de ocupação em Alagoas

Governo ainda não ampliou o número de leitos para pacientes graves infectados pelo coronavírus
Por Tamara Albuquerque 11/01/2022 - 16:06
Atualização: 11/01/2022 - 16:47

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
UTIs para pacientes com covid-19 estão funcionando com capacidade perto do limite de colapso
UTIs para pacientes com covid-19 estão funcionando com capacidade perto do limite de colapso

O governo do estado ainda não ampliou o número de leitos da rede hospitalar para atendimento de pacientes com covid-19, permanecendo os 330 registrados ainda no ano passado. O boletim de ocupação dos leitos, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), não é atualizado desde o último dia 5 de janeiro, quando as UTIs exclusivas para covid-19 apresentavam uma taxa de ocupação de 68% dos leitos, com 42 pacientes internados.

Nesta terça-feira, no entanto, o Boletim Epidemiológico da Sesau revela a presença de 52 pacientes nos leitos de UTI, o que significa que as unidades estão funcionando com taxa de ocupação de mais de 83%, já que o último dado do governo apontava a existência de apenas 62 leitos de UTI no estado.

Nesta terça-feira, o Boletim Epidemiológico mostrou que 116 novos casos da doença foram confirmados em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 243.736 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Não houve registro de óbito pela covid-19 nas últimas 24 horas. O estado totaliza 6.920 vítimas fatais do coronavírus.

O número de novos infectados é baixo em relação ao que já foi registrado ao longo de 2021, mas o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, voltou a fazer um apelo à população para que adotem as medidas de proteção individual, numa tentativa de frear o avanço do vírus. 

Entre as medidas, Ayres destacou a vacinação contra o coronavírus. Alagoas tem registrado baixa procura pelos imunizantes em relação à segunda dose e a dose de reforço.

Leitos 

Dos 330 leitos para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 129 estavam ocupados até às 16 horas da segunda-feira, 10, o que corresponde a 39% do total, de acordo com o boletim. 

Atualmente, 52 pacientes estão um dos 62 leitos de UTI, que hoje funcionam superlotadas, nenhum paciente está ocupando o leito Intermediário e 77 estão nos leitos de Enfermaria.


Encontrou algum erro? Entre em contato